sexta-feira, 24 de julho de 2009

Timbre >> Front Backing vocal

Hoje, vou começar a falar sobre Timbre, o que é timbre sobre as diferenças de timbre e como funciona o timbre dentro de um front backing vocal !
Definição de timbre: O timbre é a personalidade vocal de cada um indivíduo. É aquilo que consegue nos diferenciar vocalmente um do outro. O Timbre é como uma impressão digital de um determidado cantor!!!
Existem timbres aberto, fechado, timbres que apresentam uma quantidade de chiado, timbres que possue ausencia de vibratos. Estes são mais usados para abrir ou deixar mais claro um backing vocal. Deixando algumas notas em maior evidência!!

10 comentários:

  1. A Paz Amadoo! curto muito Back Vocal! só não sei se minha voz tem qualidade pra isso. Existe voz certa pra back?

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Alison !!! Boa pergunta meu amigo !!!
    A grande verdade, é que existe uma grande diferença entre voz solo e voz de backing, e é com esse paralelo que começaremos a esmiuçar a sua pergunta.
    A voz para solo consiste em expor completamente a sua personalidade vocal, produzindo a voz com muita expressão em volume, massa de ar, vibratos, entre outros. A voz solo pode ser densa, muito forte ou como também pode ser bem serena !Porém, quando se tratamos de backing vocal, a preocupação ao se emitir o som é completamente diferente.
    Ao realizar um backing vocal precisamos nos atentar para os seguintes iténs:

    * O volume de voz de todos precisam estar ajustados;
    > Todos com a mesma qualidade de volume de voz, não podendo ter Um com voz mais alta de a do outro.

    *É essencial que para fazer um bom backing, precisamos saber TIMBRAR.Respeitar a voz do meu amigo de forma a não se sobresair e também se adaptar a estrutura de som que esta sendo emitida. O que eu quero dizer com isso é, que se a sua voz for anasalada demasiadamente e a dos outros backs não. Tente imitar essa estrutura de som para que a sua voz não venha sobresair!!!!

    * Os vibratos precisam estar sincronizados na mesma frequência;
    > Precisamos entender que existe o momento certo para se vibrar !!! e ele precisam estar na mesma velocidade que o dos demais participantes desse vocal.

    Se a sua voz tem uma tendencia maior para fazer solo e deseja fazer também backing vocal; nada melhor do que treinar essa modalidade com sua equipe ! A melhor maneira de se aprender a fazer um bom backing é se experimentando e fazendo ! É claro que uns toques teóricos vão te auxiliar!!!
    Em breve estarei postando alguns exercícios em vídeo sobre backing vocal !

    ResponderExcluir
  3. Nuss, entendi tudoo! vlw pela dica aê...! foi de Grande valia! abraços!

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto sobre 'Backing Vocal', sempre me interessou muitO.
    E gostaria de saber, como que posso me tornar um backing, sendo que a minha voz é 1º Tenor.
    Canto desde criança, e tenho muita vontade de ser backing um dia ..
    Sempre quando falo sobre esse assunto, sempre me desanimam dizendo que, cantar na igreja, não tem nada a ver com cantar em backing.
    Mas eu como não tenho experiência nessa área, gostaria de saber, como posso fazer pra me tornar um, senfo que NÃO POSSUO EXPERIÊNCIA NENHUMA, só canto e faço solos em minha igreja há muitO tempo.
    Se puder me ajudar, serei grato.
    Deus te abençõe tremendamente.
    Abraço ...
    Michael Paulo

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz meu amigo Michael !!! Esse assunto realmente da pano pra manga !!!
    Como disse no tópico acima, realmente há uma diferença muito grande em fazer solo e ser um bom backing vocal !!! E também é bem diferente fazer vocal na igreja e fazer um backing vocal em estudio (gravação)
    Normalmente,quando fazemos vocal na igreja, mesmo que venhamos a passar as vozes e ensaiamos, acabamos de uma certa forma cantando um mais alto que o outro, a nível de volume e também a emoção acaba atrapalhando também um pouco na projeção da voz. Já quando estamos em estudio para gravar, tudo fica mais exposto, referente a voz! Qualquer falha é perceptivel de mais e normalmente, não há muito tempo para esperar, paga-se a hora de estudio o que normalmente não sai muito barato.Exigindo o máximo de profissionalismo da galera. E é nesse momento que muitas pessoas acabam se ferindo por perceberem que ainda não estão prontas para tal tarefa, se ferem e acabam se desistimulando.
    Quanto a você ser um 1º Tenor, isso não te impede de ser backing ! Pelo contrário isso vai te ajudar no momento das dobras (termo utilizado no almento da triade.
    Começe a procurar algum estudio de perto da sua casa e pergunte para o produtor se você pode assistir a gravações e futuramente quem sabe pode acabar fazer muitas gravações como backing vocal ??!!!!
    Um forte salve !

    ResponderExcluir
  6. eu quero saber qual ´exercicio que posso fazer p/ almentar meu timbre,umas vez sendo ele medio?!?!?1

    ResponderExcluir
  7. a paz... meu nome é guilherme tenho 14 anos e fasso a algum tempo backing no ministerio de louvor mas só tem eu de backing e 2 cantores,eu queria saber como foso fazer pra eu ouvir minha voz dez de ja agradesso

    ResponderExcluir
  8. Ola. Paz do Senhor.
    Estou com uma dúvida. Tenho mania de ficar ouvindo músicas, e tentando descobrir o timbre vocal do cantor(a), saberia me dizer qual o timbre vocal da Kim Walker do Jesus Culture????
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. A paz!Quais são as vozes necessárias para um back?
    Tenho essa curiosidade quero tanto fazer um back!

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz, eu amo fazer backing vocal, eu consigo fazer todas as vozes, claro que não ao mesmo tempo, mas conheço todos os naipes e consigo reproduzí-los . A minha pergunta é se eu posso fazer o naipe de contralto em falsete, ou tem que ser em importação o tempo todo?

    ResponderExcluir